5 Principais Mitos que te Impedem de Começar um Negócio

 

Se você deseja empreender e ainda não começou provavelmente é porque você acredita em um ou mais destes 5 principais mitos que te impedem de começar um negócio.

Antes de começar a falar sobre estes mitos, a primeira coisa que você precisa saber é que se estamos falando de mitos, significa que não é verdade, mas sim crenças que te limitam e te impedem de agir.

Os Mitos do Empreendedorismo e os Padrões Históricos e Religiosos

Há uma passagem bíblica bem popular que diz “É muito mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”

Você encontrará esta passagem no livro Mateus 19:24 e também no livro de Lucas 18:25. Este versículo é uma palavra de Jesus dentro de um dialogo com um jovem rico que havia perguntado ao Mestre quais atos o levariam à \”vida eterna\”.

O que as pessoas não sabem é que por de trás desta passagem o que acontecia era que naquela época os judeus acreditavam que o dinheiro eram bênçãos materializadas na vida das pessoas. Eles criam que quanto mais riqueza as pessoas tivessem mais fácil seria de entrar no reino dos céus e o que Jesus quis dizer com essas palavras é que não tem nada a ver a relação entre a quantidade de dinheiro que se tem e entrar ou não no reino dos céus.

O fato é que a má interpretação desta passagem acabou gerando uma crença limitante na nossa sociedade e como consequência uma certa aversão pelo dinheiro.

A nossa sociedade passou a acreditar que subir na vida é algo errado. Desejar ter mais dinheiro e uma vida melhor significa que não vai entrar no reino dos céus. Muitas vezes as pessoas se sentem mal por ter dinheiro e ver tantas pessoas passando necessidades.

“Eu não preciso de muito dinheiro, apenas o suficiente para sustentar a minha família e pagar os estudos dos meus filhos”.

Se você já se pegou pensando assim é porque você foi afetada pela cultura de escassez e se continuar pensando assim nunca conseguirá melhorar seu padrão de vida.

É importante que você saiba que o Universo é abundante e que você pode ter qualquer coisa que desejar. Porque você não se sente merecedora de abundância? Você vai prejudicar alguém para ter uma vida melhor?

Fatores históricos e religiosos geram diversas crenças limitantes que atrofiam a capacidade das pessoas.

E o que você precisa sabe é o quais são os seus pensamentos e emoções que estão te limitando de alcançar os seus sonhos. O que faz com que você deseje trabalhar em casa e não consiga começar?

Eu recebo alguns e-mails de mães que querem empreender para ter mais tempo com os filhos, mas não conseguem começar e as questões são as mesmas, por este motivo eu resolvi listar abaixo e tenho certeza que você se identificará com uma ou mais das batalhas mentais que a maioria das pessoas enfrentam ao tentar empreender.

5 Mitos que te Impedem de Começar um Negócio – A Grande Batalha Mental

Mito 1: Eu não tenho dinheiro para investir:

  • Quanto você precisa para investir?
  • Você já sabe em quê vai empreender?
  • Já pesquisou quanto de dinheiro você precisa?
  • Você não consegue economizar em outro lugar para reservar esta verba?

Eu, por exemplo, quando comecei economizei na unha e até no cafezinho.

Saiba que você pode começar um negócio pequeno. Toda empresa grande nasceu pequena um dia. Você nasceu grande? Já saiu da barriga andando? Ou aprendeu a engatinhar antes de começar a andar?

Dependendo do tipo de negócio que você vai começar você pode investir muito pouco. Eu não vou dizer para você que não é nada, pois só de você estar em casa trabalhando você já está gastando na conta de luz.

Então o meu desafio para você que acredita que não tem dinheiro para começar é

Identifique o que você realmente precisa de dinheiro para começar e como você poderia economizar para disponibilizar esta verba.

E acredite, seu investimento pode (e deve) ser muito menos do que um cafezinho por dia.

No começo você ainda está aprendendo e testando as ideias, neste momento não é recomendado fazer grandes investimentos.

Mito 2: Eu não tenho nenhuma ideia de negócio. Eu não sei por onde começar.

Encontre um problema que você enfrenta no dia a dia e uma solução para este problema que aí está uma ideia de negócio.

Para facilitar esta sua busca eu vou deixar para você 3 simples exercícios:

  1. Anote tudo o que você gosta de fazer. O que te faz se sentir bem?
  2. Quais são os seus talentos. O que você faz bem?
  3. O que a sociedade precisa que você possa ajudar fazendo aquilo que você gosta e aquilo que você tem talento?

Não fique buscando por uma ideia que ninguém nunca teve. Anote esta frase: “Todo Negócio é a Cópia de Outro Negócio”.

Agora veja bem, quantas montadoras existem, quantas fábricas de roupas existem, fábricas de brinquedos e por aí vai.

Na maioria das vezes toda ideia de negócio vem de um negócio que já existia. Tentar reinventar a roda é na verdade o caminho mais arriscado que você pode pegar. O que você deve fazer é pegar o que já funciona e adaptar isso dando o seu toque.

Mito 3:  Não tenho tempo para tocar um negócio

Eu garanto para você que se você para para analisar a sua rotina tem muita coisa que dá para você se organizar melhor e ganhar muito tempo. Você faz muita coisa que não precisaria fazer!

Quando você aprender a administrar o seu tempo você trabalhará muito menos e ainda poderá ganhar muito mais.

Mito 4: Começar um negócio é muito arriscado.

Tentar dirigir um carro sem antes nunca ter sentado no bando do motorista é realmente muito perigoso, simplesmente pelo fato de você não saber o que está fazendo. O fato é que quanto mais você sabe como algo realmente funciona na prática. Menor é o risco.

A ideia é fazer com que o risco seja o menor possível. E a melhor maneira de mitigar o risco é começar pequeno e evitar colocar o seu dinheiro em algo que você não conhece.

Um dos pecados capitais que te impedem de alcançar o sucesso é a pressa. Permita-se começar pequeno.

Eu fiquei travada neste mito durante quase uma década, acreditando que eu precisaria ter um Plano de Negócio Perfeito. Cheguei a fazer planos de negócio para montar uma escolinha, analisar algumas propostas de sociedade e até mesmo a possibilidade de franquias, mas só saí do lugar no momento em que eu decidi me colocar em ação.

Guarde esta frase “Criar um negócio é como respirar, o planejamento é a inspiração e a ação é a expiração\”.

Mito 5: Trabalhar em casa não traz resultado. Trabalhar pela internet é fraude.

Quem te disse isso? Normalmente essa é uma limitação que vem da família na tentativa de te proteger.

Se você começar a acompanhar revistas de negócios verá que tem muitos casos de sucesso que começaram em casa, como é o caso da Cleusa, fundadora da Sodie.

Veja este vídeo para saber mais.

 

O que você tem que pensar é o que te motiva para empreender?

O que te faria começar? O que te move?

Faça uma analise de todas as suas ideias. Tente separar as suas ideias das ideias de terceiros.

Anote tudo o que é uma crença limitante e procure substiuí-la por crenças fortalecedoras.

E nunca se esqueça que a direção é mais importante do que a velocidade.

Muitas pessoas deixam os sonhos para quando se formar, quando os filhos estiverem grandes, para quando… se você tem um sonho a hora de começar é agora!

 

Fica com Deus e nos vemos no próximo post!

 

2 comentários em “5 Principais Mitos que te Impedem de Começar um Negócio”

  1. Sem dúvida todos esses mitos impedem que bons negócios nunca comecem ou prosperem.
    Principalmente sobre quando começar e quanto investir.
    Antes de dar início a qualquer coisa eu sempre coloco no papel fazendo análise, e tento não me deixar levar por comentários do tipo “trabalhar em casa não traz resultado” hehe Isso acontece bastante. Eu sei que posso e tenho um sonho, então preciso correr atrás!
    Ótimo post,
    Beijos!

    1. Excelente Jessica! Continue fazendo estas analises e acreditando em você. Persistência e resiliência! Precisando, estou por aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *