Será que você precisa mesmo empreender para conciliar maternidade e carreira?
Para a felicidade não há regras, até porque a felicidade não é um fim ao qual se chega, mas sim uma maneira de viver.
Se empreender te faz mais feliz, sim este é o caminho. Mas se este não é o seu perfil você não terá sucesso. Para que você se realize em qualquer área da sua vida e consiga viver a sua missão o primeiro passo é saber aonde você está e aonde você quer chegar, se libertar das suas crenças limitantes e planejar a sua nova vida.
O Programa Mamãe de Sucesso é um Treinamento que te ajudará exatamente neste passo a passo e é gratuito. Clique aqui para reservar a sua vaga.
Hoje eu trago para você uma entrevista com uma coachee minha que tem seguido este passo a passo. A Fabricia saiu de um estado grave de Depressão e hoje tem um ecommerce de sapatilhas. As mais lindas que você pode imaginar.
A Fabricia era funcionária pública e trabalhava apenas 4 horas por dia, mas ainda o empreendedorismo foi o melhor caminho para ela ter a vida que ela quer.
Conheça a história da Fabricia:
1) Vanessa: Você sempre pensou em empreender ou aconteceu por acaso? Conte para nós como você começou.
2) Vanessa: Como você se organiza para conciliar com o filho? Você acredita que é mais fácil ou mais difícil do que trabalhar fora?
Fabricia: Tenho que ter muita disciplina. Faço um cronograma com minhas atividades diárias, para poder me organizar e conseguir fazer tudo que preciso, inclusive brincar com meu filho. Fica mais fácil, porque tenho o tempo mais flexível não tenho chefe e nem tenho que \”bater cartão\”. Então antes da escola, tenho um tempo em casa pela manhã, onde faço o básico, ajeito a casa, lavo a louça, tiro o lixo, enquanto ele assiste TV. Em certo momento, paro, e brincamos juntos ou ele por si só numa atividade direcionada. Como sou Pedagoga por formação, tenho muitas idéias de brincadeiras e atividades de concentração, onde a criança pode brincar sozinha se for o caso. Mas sempre estou ao redor, monitorando, conversando e dialogando. Quando ele vai pra escola, foco no trabalho.
3) Vanessa: Quantas horas por dia você se dedica ao trabalho?
Fabrícia: Eu trabalho entre 4 a 6 horas.
4) Vanessa: Quem sāo suas referência, guia, mentor, guru e por quê? (Algum site, grupo ou pessoa que você segue)
Fabrícia: Sigo muitas pessoas que tem uma história de vida paraceida com a minha e esse tipo de trabalho, que são mães e decidiram ser e viver com seus filhos bem pertinho… Blogs de Empreendorismo Materno, Mães em Home Office, esses assuntos.
5) Vanessa: Como o coach tem te ajudar nos seus negócios?
Fabrícia: O Coach me ajudou a me situar em meus negócios e saber onde quero chegar. A traçar metas e objetivos alcançáveis e a dar passos que estão dentro de minhas possibilidades, com os resultados alcançados, consigo ter mais motivação para trabalhar ainda mais. Me ajudou tbm a pensar na empresa não só como empresa de vendas, mas como algo que iria agregar na vida de outras pessoas, e de que forma isso aconteceria. Que já era meu sonho.
6) Vanessa: Você reservar tempo para planejar o futuro da sua empresa?
Fabrícia: Na realidade planejo o futuro o tempo todo. Sei qual vai ser minha próxima coleção,sei que evento vou fazer ou não, e assim vai. O importante é que o planejamento seja flexível.
7) Vanessa: Você se arrepende de ter deixado um emprego público, estável para empreender?
8) Vanessa: Deixe uma recomendação para mães que estão criando coragem para começar, mas se sentem um pouco perdidas.
Fabrícia: Não ande mau humorada, culpando a vida e as pessoas por tudo...a escolha está em suas mãos. Hoje as coisas estão mais acessíveis e fáceis para quem quer ter seu próprio negócio, ou quer mudar de trabalho e de vida etc… hoje temos parceiras que oferecem video-aulas, blogs, tudo com acesso muitas vezes gratuito e você pode pesquisar e se informar do assunto.
