Resumidamente, o treinamento de imprensa se divide em uma parte teórica, onde serão apresentados os conceitos básicos e técnicas. E uma parte mais prática, onde serão simuladas diversas situações onde o porta-voz se vê obrigado a aplicar o que aprendeu.
Dessa forma, seu conteúdo pode variar, mas no geral envolve os seguintes passos:
- Apresentação dos assessores e jornalistas responsáveis pelo treinamento
- Palestra conceitual básica sobre ás técnicas e conceitos básicos da assessoria, incluindo regras de conduta
- Dicas sobre comunicação e expressão corporal
- Workshops e simulações feitas por um Jornalista experiente
- Avaliação do participante e feedback
Tipos de media training
O que descrevemos acima é o roteiro clássico, mas, é relevante saber que existem 3 outros formatos de treinamento. São eles:
- Speaker training: é parte do descrito acima, mas foca no porta-voz específico ao invés de várias pessoas.
- Social Media Training: esse é o mais novo formato, levando em conta o mundo dos nativos digitais no qual estamos vivendo. Normalmente, ele é voltado a todos os colaboradores de uma empresa, os ensinando-os a lidar com o público nas redes sociais da organização.
- Media training de crise: Como o próprio nome sugere, ele prepara o ou os porta-vozes com o objetivo de lidar com um problema simulado. O foco aqui é preservar a imagem da organização.
Agora que já conhecemos o que é media training e como ele funciona na prática, chegou a hora de exaltar seus benefícios.
Vantagens
De tudo o que já foi dito até aqui, podemos extrair que um treinamento de imprensa sério e profissional, dentre outras coisas, tem como principais benefícios:
- Conhecimento maior sobre a dinâmica do Jornalismo
- Habilidade de articulação e comunicação com a mídia
- Relacionamento mais assertivo da empresa com o público
- Maior credibilidade ao seu negócio
- Fortalecimento da imagem e consequentemente de sua marca
O media training é a ferramenta essencial a qualquer empresa que pretenda ou já se utilize dos serviços de assessoria de imprensa.
Afinal de contas, não adianta nada ter os melhores colaboradores, os grandes fornecedores e distribuidores e excelentes produtos e/ou serviços se ninguém sabe se comunicar com a mídia e divulgar os seus produtos e/ou serviços.