Como é realizado um Media Training?

Resumidamente, o treinamento de imprensa se divide em uma parte teórica, onde serão apresentados os conceitos básicos e técnicas. E uma parte mais prática, onde serão simuladas diversas situações onde o porta-voz se vê obrigado a aplicar o que aprendeu.

Dessa forma, seu conteúdo pode variar, mas no geral envolve os seguintes passos:

  1. Apresentação dos assessores e jornalistas responsáveis pelo treinamento
  2. Palestra conceitual básica sobre ás técnicas e conceitos básicos da assessoria, incluindo regras de conduta
  3. Dicas sobre comunicação e expressão corporal
  4. Workshops e simulações feitas por um Jornalista experiente
  5. Avaliação do participante e feedback

Tipos de media training

O que descrevemos acima é o roteiro clássico, mas, é relevante saber que existem 3 outros formatos de treinamento. São eles:

  • Speaker training: é parte do descrito acima, mas foca no porta-voz específico ao invés de várias pessoas.
  • Social Media Training: esse é o mais novo formato, levando em conta o mundo dos nativos digitais no qual estamos vivendo. Normalmente, ele é voltado a todos os colaboradores de uma empresa, os ensinando-os a lidar com o público nas redes sociais da organização.
  • Media training de crise: Como o próprio nome sugere, ele prepara o ou os porta-vozes com o objetivo de lidar com um problema simulado. O foco aqui é preservar a imagem da organização.

Agora que já conhecemos o que é media training e como ele funciona na prática, chegou a hora de exaltar seus benefícios.

Vantagens

De tudo o que já foi dito até aqui, podemos extrair que um treinamento de imprensa sério e profissional, dentre outras coisas, tem como principais benefícios:

  • Conhecimento maior sobre a dinâmica do Jornalismo
  • Habilidade de articulação e comunicação com a mídia
  • Relacionamento mais assertivo da empresa com o público
  • Maior credibilidade ao seu negócio
  • Fortalecimento da imagem e consequentemente de sua marca

media training é a ferramenta essencial a qualquer empresa que pretenda ou já se utilize dos serviços de assessoria de imprensa.

Afinal de contas, não adianta nada ter os melhores colaboradores, os grandes fornecedores e distribuidores e excelentes produtos e/ou serviços se ninguém sabe se comunicar com a mídia e divulgar os seus produtos e/ou serviços.

 

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