Como fazer um bom vídeo?

Você já deve ter ouvido falar em algum lugar que o vídeo é a mídia do futuro. Enquanto alguns estudos apontam que conteúdos em vídeo serão responsáveis por até 80% do tráfego online até 2019, muitos empreendedores ainda têm medo de utilizar essa mídia para divulgar seus produtos, seja por falta de conhecimento ou, simplesmente, por medo de fazerem um trabalho ruim.

Para muitos, gravar um vídeo parece ser um trabalho assustador, mas na verdade o processo é bem mais simples do que parece. E, para te ajudar, preparamos este texto com várias dicas para você se aventurar em frente às câmeras e criar um conteúdo agradável e, principalmente, relevante para sua audiência.
Os três momentos da produção de um vídeo

Antes de produzir qualquer vídeo, primeiro você precisa entender que este processo é dividido em três momentos: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Se você acompanha notícias sobre cinema, com certeza já ouviu estes termos antes. Vamos saber um pouquinho sobre cada um deles?

Pré-produção: é o planejamento e inclui todas as etapas previstas para a gravação do vídeo como escolha de locação, roteiro, elenco, etc.
Produção: é o momento da gravação, quando você coloca em prática tudo que preparou nos dias anteriores.
Pós-produção: é a etapa de edição e finalização do vídeo, quando você faz os ajustes necessários para deixar tudo funcionando perfeitamente e também compreende a divulgação.

Cada etapa é muito importante dentro do processo de realização de um bom vídeo, por isso, nós detalhamos cada uma delas e damos várias dicas para você fazer bonito em seus vídeos de agora em diante! Hoje falaremos sobre pré-produção. Nas duas próximas semanas falaremos sobre cada um dos outros temas. Fique de olho!

Pré-produção: o momento mais importante para fazer um bom vídeo

Muita gente não leva a parte de pré-produção a sério e, no final, acaba ficando decepcionado com o resultado. Para evitar esse tipo de frustração, lembre-se sempre de dedicar atenção especial a cada uma das etapas que enumeramos a seguir.

Qual é o objetivo do vídeo?

Para saber como fazer um bom vídeo, primeiro você precisa definir qual é o seu objetivo com aquele conteúdo: Gerar mais leads? Converter vendas? Aumentar a sua autoridade?

Entender o resultado que você espera do vídeo facilita na hora de encontrar a melhor abordagem.

Para quem ele é?

Quem é o público-alvo do meu vídeo? Que tipo de conteúdo essa pessoa consome normalmente ou quais problema ela enfrenta? Esses questionamentos são fundamentais para criar vídeos alinhados às necessidades do espectador e ser mais assertivo em sua proposta.

Se você ainda não sabe quem é o espectador ideal para seus vídeos, recomendamos que você faça uma análise de seu canal no YouTube ou de sua base de clientes para traçar este perfil.

Sobre o que ele é?

Em seguida, você precisa ter em mente o assunto sobre o qual gravará. Para isso, pense em um roteiro do que é importante dizer ou de perguntas para um entrevistado, caso tenha um. Esse roteiro ajudará você a gravar de forma mais objetiva e facilitar todo o processo de pós-edição, além de deixar o vídeo mais claro e atrativo para quem está assistindo.

O roteiro nada mais é do que a descrição de tudo que acontecerá no decorrer do vídeo e prevê falas, imagens e os recursos visuais que você utilizará para transmitir sua mensagem.

Uma dica valiosa é sempre imprimir o roteiro para ter acesso fácil a ele durante as gravações. Você pode deixar o documento colado em algum ponto de fácil visualização, por exemplo, e até mesmo circular as palavras-chave, para se lembrar dos tópicos sempre que precisar.

Experimente também salvar o roteiro na nuvem, como no Google Docs, e deixar o arquivo aberto no celular. Isso facilita até para compartilhar com quem está do outro lado da câmera, gravando ou no suporte. Com o roteiro em mãos, fica muito mais fácil para essas pessoas ajudarem você a alcançar resultados melhores.

Aqui no blog nós temos um post bem bacana com dicas para criar um bom roteiro para vídeo.

Qual a locação ideal para o vídeo?

O seu próximo passo, na etapa de pré-produção, é definir qual será a locação de seu vídeo – ou seja, onde ele será gravado.

Procure escolher um lugar onde você possa ter um controle maior sobre a interferência de ruídos externos, assim, fica mais fácil ter uma qualidade melhor de áudio.

Evite locais muito movimentados, perto de obras ou com muito trânsito, por exemplo. E se você conseguir encontrar um espaço que combine silêncio e um ambiente agradável, melhor ainda. Afinal, a aparência do vídeo também é um aspecto a ser levado em consideração.

Se o cenário for sua casa, opte por gravar em frente à paredes de cor sólida (sem papéis de parede, e de preferência em tons mais escuros).

Quais cuidados ter com a iluminação?

Em seguida, fique de olho no horário escolhido para realizar a gravação. A luz natural é uma importante aliada na hora de fazer um bom vídeo, e você deve utilizar ela ao máximo. Um lugar que seja muito bonito, mas que tenha pouca luz, pode não ser tão interessante quanto um lugar decente e com uma ótima luz.

Também existem algumas faixas de horário que podem ajudar na hora de planejar sua gravação.

A luz natural de um dia começando, de 6 às 8 horas, costuma ser uma luz mais dourada, com o sol mais baixo. Esse tipo de luz ajuda a dar um visual bem interessante para o vídeo. Já de 8 às 11 horas da manhã, mesmo com o sol mais forte e a luz mais clara, a iluminação ainda apresenta menos sombras duras, se tornando uma opção também interessante.

Você também consegue uma boa luz de 14 às 17 horas. Neste intervalo, o cenário é semelhante ao começo da manhã, permitindo uma boa iluminação para suas gravações.

Porém, atenção!

À partir das 17 horas, você começa a ter uma luz de crepúsculo e o dia escurece rápido.

Então, tenha cuidado com gravações nesse período, pois você pode acabar ficando sem iluminação e precisando encerrar o trabalho no meio do caminho.

Por fim, evite o horário de 11 até aproximadamente 14 horas. Nesta parte do dia, temos o conhecido sol de meio-dia, com sombras mais duras e marcadas, que formam bolsas nos olhos e deixam a imagem com uma qualidade pior.

Iluminação artificial

Por mais que o ambiente da gravação esteja bem iluminado, a câmera não consegue captar toda a luz, o que pode render imagens menos nítidas ou granuladas.

Já os ambientes iluminados artificialmente são mais previsíveis. Você consegue identificar quando a luz está estourada, se a cor está uniforme e, quando não, consegue resolver isso apenas mudando os equipamentos de lugar.

É claro que uma iluminação com aspecto profissional requer investimento em equipamentos, mas não se preocupe: você não precisará gastar uma fortuna para construir cenários como os de Star Wars.

Existe uma configuração muito simples de luzes que pode servir para a maioria das situações. Como na imagem abaixo, você precisará de três pontos de luz: dois na frente do apresentador ou entrevistado, sendo um de cada lado, e um terceiro atrás, como contra-luz.

Esse último ponto ajuda a dar um efeito legal de contorno nas suas imagens e deixa o resultado muito interessante.

Vale lembrar que sem luz não há imagem, portanto a iluminação do vídeo é tão importante quanto a qualidade do conteúdo que será abordado!

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