Media Training, ou treinamento de mídia, é uma ferramenta de comunicação usada para preparar os porta-vozes das empresas para agirem corretamente diante de entrevistas para quaisquer meios de comunicação.
Essa técnica é necessária para qualquer pessoa que se exponha publicamente. Afinal, para transmitir com segurança a informação para os jornalistas, seja em frente às câmeras ou diante de gravadores de rádios ou de repórteres de mídia impressa, é imprescindível estar seguro sobre a mensagem e compartilhá-la de maneira clara e precisa.
O profissional especializado em Media Training é requisitado para que o porta-voz compreenda como lidar com sua imagem profissional, como representar a empresa para qual trabalha e estar preparado para encarar diversos tipos de situações, sejam boas ou ruins. A responsabilidade é grande, pois qualquer deslize pode se transformar em notícia negativa para a companhia.
Dicas de como colocar em prática o Media Training
Conheça o assunto
Antes de convocar a imprensa é imprescindível estar preparado. Então, obtenha o máximo de informação sobre o assunto que irá falar.
Seja claro
Munido de todas as informações que precisa, chegou o momento de falar publicamente. Então, seja claro em suas explicações e objetivo ao transmitir a mensagem.
Prepara-se para perguntas desagradáveis
Caso o assunto seja delicado, fique tranquilo. Não perca a calma e esteja preparado para responder perguntas indesejadas. Afinal, com certeza elas serão feitas.
Invista em exercícios práticos
Pratique antes de ir a público. Antes de conversar com a imprensa, simule uma entrevista e grave. Essa é uma maneira para identificar e corrigir possíveis erros.
Fique de olho na comunicação não verbal
Preste atenção à dicção, postura e expressão corporal. Uma das responsabilidades do profissional de Media Training é observar a comunicação não verbal, ou seja, identificar os gestos que a pessoa faz ao falar. Gesticular muito durante uma entrevista pode transmitir uma ideia de desconforto, por exemplo.