Dicas de produção para fazer um bom vídeo

Produção: a hora do show

Agora que você já preparou o roteiro, escolheu uma locação legal e o melhor horário, fica a dúvida:

É preciso ter uma câmera avançada para fazer um bom vídeo?

A resposta é não. Claro que é importante ter uma imagem legal, mas até seu celular pode servir. Se a qualidade de filmagem dele for razoável já atende bem quem está começando. Com a evolução de seu negócio, aí sim, vale a pena investir em um equipamento melhor.  

Tipos de câmera

O tipo de câmera escolhido depende do quanto você está disposto a investir e do tipo de vídeo que quer fazer, já que existem modelos específicos para gravações mais longas, cenas de ação e movimento, etc.

Para te ajudar, falamos os prós e contras de cada equipamento.   

Compacta

As câmeras compactas são equipamentos simples de operar. Geralmente, possuem controles de imagem automáticos, são fáceis de transportar e tem preços mais acessíveis. São bastante indicadas para quem está começando a fazer vídeos e não tem muitas noções de captação de imagem.   

Action Cam

A Action cam é um tipo de câmera compacta que tem corpo leve e resistente. Esses equipamentos têm suportes específicos para afixá-las, o que rende boas imagens em cenas em movimento, porém, não são recomendados para gravar conteúdos educativos, pois possuem recursos de imagem limitados.   

Camcorders

As camcorders são câmeras pequenas e fáceis de operar, com recursos manuais, como controle de áudio, foco e zoom, boa autonomia de bateria, além do visor móvel, que facilita a captação de imagem. São equipamentos ideais para filmagens longas.    

Smartphone

Atualmente, a maioria dos smartphones já grava em full HD (High Definition/alta definição), além de serem equipamentos muito convenientes, pois, estão conosco o tempo todo.

Você também pode usar aplicativos para acrescentar filtros em suas fotos e vídeos deixando o resultado final mais interessante.

DSLR

As DSLR são os equipamentos mais recomendados para a captação de vídeo, pois oferecem uma imagem de excelente qualidade, controle e estabilidade.

Esse equipamento também tem lentes intercambiáveis, ou seja, você pode usar lentes angulares, tipo “olho de peixe”, ou desfocar o fundo da imagem para tornar seu conteúdo mais interessante e atrativo.

Áudio é importante!

Na etapa de produção, existe um fator que muitos produtores ignoram, mas que faz toda a diferença na qualidade do vídeo, que é a captação de som. O áudio muitas vezes é mais importante que a própria imagem, afinal, está diretamente ligado à compreensão do tema pelo espectador.

De um modo geral, as pessoas costumam lidar melhor com uma imagem ruim do que com um som ruim, por isso, a nossa dica é investir na compra de um microfone do tipo lapela, com entrada P2.

Você consegue encontrar modelos com preços bem acessíveis e pode ligá-lo diretamente em seu celular e, assim, produzir um bom vídeo.

Na hora da gravação, tenha algum amigo ou colaborador para auxiliar em questões técnicas, sempre que possível. E não se esqueça: errar é normal, e você pode fazer todos os ajustes necessários na próxima etapa. Por isso, fique tranquilo e concentre-se em transmitir sua mensagem da maneira mais clara possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *