Entrevistado: não peça para saber as perguntas antes de gravar!

Antes de qua\"\"lquer entrevista, seja gravada ou ao vivo, o repórter sempre vai dizer qual assunto irá ser abordado. Isso é regra. No caso de links (ao vivo), saber exatamente o conteúdo é ainda mais importante, já que não é possível consertar na hora, se for dito algo errado ou precipitado. Além de ser só assim para evitar “surpresas” na hora de responder as perguntas.

Já durante as entrevistas gravadas, o repórter também conversa com o entrevistado antes, só que, na maioria das vezes, de uma maneira ainda mais detalhada. É o chamado apoio. Enquanto entrevistado e entrevistador conversam, cinegrafista ou fotógrafo aproveitam para fazer um registro, e só depois é gravado o que realmente será usado na reportagem.

É importante deixar claro que quem conduz tudo é sempre o repórter. Não é de bom tom pedir ao jornalista que se fale antes quais serão todas as perguntas a serem feitas. Primeiro que isso caracteriza despreparo, e segundo que dependendo do veículo de comunicação não há tempo suficiente para dizer quais perguntas serão feitas. No caso de televisão, por exemplo, as entrevistas são feitas, editadas e vão para o ar, minutos ou horas depois. Pode até parecer capricho ou vaidade de jornalista, mas realmente não há tempo para longas conversas. As entrevistas, quase sempre, precisam ser dinâmicas e muito rápidas.

Uma dica é questionar as informações em si, o conteúdo, e nunca pedir um roteiro de perguntas. Mostre ao entrevistado que você está seguro para falar, para responder as questões. Em caso de não saber um dado ou informação específica, uma solução é dizer que certo assunto ainda será apurado melhor antes de ser divulgado. Já se for algo que já tenha sido noticiado, o ideal é pedir para parar a entrevista e rapidamente consultar o que for necessário, para depois dar continuidade.

Um bom entrevistado é firme em suas palavras, convicto no que diz, e principalmente bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *