7 dicas para melhorar seu relacionamento com a imprensa

Para se realizar um bom trabalho de Assessoria de Imprensa, é necessário que o cliente esteja aberto a se relacionar com a mídia e saiba se portar diante dos jornalistas. Porém, nem todos estão habituados a lidar com a imprensa. Em uma entrevista para TV, por exemplo, é comum o entrevistado “travar” ou acabar falando mais do que devia.

A fim de evitar situações assim, oferecer Media Training aos clientes é uma excelente estratégia, pois uma declaração infeliz feita a um veículo de comunicação pode gerar uma crise difícil de ser contornada. Trata-se um processo tão importante que, segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), as cem maiores empresas brasileiras oferecem regularmente esse treinamento a seus executivos.

O treinamento de mídia pode ser oferecido, por exemplo, a empresários, executivos, políticos, atletas, líderes religiosos e profissionais liberais, deve ser personalizado e fazer parte de um plano de Assessoria de Imprensa, para garantir bons resultados, mas algumas dicas básicas podem ser aplicadas em qualquer situação.

 

  1. Domine o assunto:Estude! Conheça profundamente o assunto que será tratado. Esteja preparado para todos os tipos de perguntas, inclusive as desagradáveis, e responda da melhor maneira a qualquer questionamento.

 

  1. Seja claro:Use frases curtas, evite explicações muito longas e jargões. Dê respostas diretas.

 

  1. Pratique:Simule situações de entrevistas com colegas ou até mesmo na frente do espelho. No início pode parecer estranho e até engraçado, mas é importante para desenvolver confiança.

 

  1. Não diga nada “em off”:Fale apenas o que pode ser conhecido pelo entrevistador e pelo público. Se ainda não puder ser divulgado, não conte!

 

  1. Fique atento à linguagem corporal:Seu corpo fala! Além do que você diz, alguns gestos podem confirmar ou contradizer seu discurso.

 

  1. Seja educado:Acredite! Você precisa mais da imprensa que ela de você. Trate os jornalistas da forma que gostaria de ser tratado. Seja simpático e agradável.

 

  1. Fale a verdade:Mentir nunca é uma boa saída. Uma mentira, quando descoberta, pode destruir a sua reputação e de sua empresa.

 

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