Por que Media Training Crise?

Media Training crise é um treinamento recomendado para quem já fez o Media Training básico, aquele onde os porta-vozes aprendem os rudimentos do relacionamento com a mídia e quando as fontes têm o primeiro contato com câmeras e entrevistas de rádio e mídia impressa.

Media Training Crise é mais avançado, recomendado para pessoas que já têm certa experiência de atender a imprensa e são potenciais porta-vozes para situações de crise na organização. A empresa não deve expor executivos, não importa o cargo, em entrevistas numa situação de crise, sem que eles tenham passado por um treinamento, ainda que seja emergencial, respondendo a um Q&A (Questions and Answers) exaustivo sobre o tema a ser abordado na entrevista.

Em algumas empresas, o treinamento de mídia tornou-se pré-requisito para o executivo desempenhar a função. Consiste em uma parte teórica, com os fundamentos sobre o funcionamento da imprensa, as rotinas da redação, o perfil dos jornalistas, dicas de postura, fonoaudiologia. E a parte prática, com entrevistas simuladas de mídia impressa, televisão, rádio e até blogs. Compartimentado, o treinamento pode ser feito em oito horas, embora algumas empresas de treinamento tenham a opção de realizá-lo em um dia e meio a dois dias, agregando mais palestrantes e exercícios práticos.

Media Training ajuda, mas não é panaceia para os problemas não resolvidos da organização e para pessoas descomprometidas com a comunicação. Não terá efeito, se o executivo ou a diretoria tiver preconceito contra a imprensa; não tiver cultura de comunicação e for refratário a uma relação transparente e aberta com os meios de comunicação. O treinamento não irá fazer milagre.

Lamentavelmente, comunicação para alguns executivos e governantes é acessório no contexto do seu trabalho. Assemelha-se ao check up na vida pessoal: só se procura quando aparece algum sintoma ameaçador ou numa crise grave de saúde.

Executivos treinados e preparados para situações de crise têm melhores condições de mitigar o efeito da crise para a organização. Por isso, cada vez mais empresas e órgãos públicos estão investindo nesse treinamento. Não é recomendado esse tipo de treinamento ser feito pelo pessoal interno, por mais preparado que seja. O contato com empresas de comunicação do mercado dá mais resultado prático, até mesmo porque raramente a diretoria ou executivos de escalões inferiores aceitarão fazer esse tipo de treinamento com pessoas da empresa, porque acreditam que já sabem tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *